05/12/17  |  Avisos Processo Eletrônico, Central de Inclusão Digital, Geral, Tecnologia da Informação

Vara do Trabalho de Navegantes é a primeira do país com novo PJe

PJe em Navegantes.jpeg

A Vara do Trabalho de Navegantes foi escolhida para ser a primeira unidade trabalhista do país a utilizar a nova interface do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Desenvolvida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a novidade pretende deve garantir maior velocidade ao sistema, através da atualização do ambiente tecnológico. A cerimônia de implantação aconteceu na terça (5).

O pioneirismo não é novidade para o município, que há exatos seis anos, foi a primeira unidade do país a receber o Processo Judicial Eletrônico. A história se repete com a nova interface, que, de acordo com o CSJT, pretende atingir uma melhoria mínima de 30% na performance, principalmente nos quesitos de usabilidade e campo de interação, trazendo benefícios como redução significativa dos cliques feitos pelo usuário, por exemplo.

“É com satisfação que mais uma vez nos encontramos aqui para celebrar. O grandioso navio do PJe já passou em todas as unidades judiciárias do trabalho. Verificamos em sua trajetória esforços e recursos deste ramo do poder judiciário, para que possamos lograr processos judiciais no âmbito das ações trabalhistas”, disse o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 12ª Região, Gracio Petrone.

Para preparar os servidores e magistrados para a implantação, a equipe da Unidade de Suporte Operacional (USO) do Tribunal realizou uma capacitação em Navegantes. Outros dois treinamentos estão previstos para acontecer até o final do ano: na Vara do Trabalho de Palhoça e no Gabinete do Desembargador Gilmar Cavalieri, próximas unidades a receberem a nova versão.

O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, acompanhou o lançamento oficial, que deve beneficiar também os profissionais da advocacia catarinense. “É mais um feito do doutor Gracio à frente do Tribunal. Um presidente extraordinário, que encerra sua gestão depois de ter enfrentado momentos muito difíceis, com problemas financeiros graves que puseram em risco a sobrevivência do próprio tribunal. Soube enfrentar as dificuldades, superá-las e ainda assim, garantir à Justiça do Trabalho investimentos e sucesso”, comemorou Brincas.

A constante evolução do sistema e os avanços significativos na prestação da tutela jurisdicional da justiça especializada também foram comemorados pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Vice-presidente da Comissão de Inclusão Digital da OAB/SC, Ramon Carmes. “A advocacia deverá ser contemplada com modificações na próxima versão, mas o PJe 2.0 já traz diferenças notáveis no que diz respeito ao acesso do sistema com usuário e senha que agora direciona o advogado direto ao seu ambiente e não mais para o de consulta pública, o que deve trazer agilidade no exame dos autos virtuais sem a utilização da certificação digital”, disse.

Por enquanto a interface estará disponível apenas aos usuários internos – magistrados e servidores. A intenção é que, se ocorram, eventuais correções possam ser feitas antes da liberação da interface também ao público. Apesar da novidade ser intuitiva, o usuário pode optar por continuar usando o leiaute anterior, já que por enquanto o uso da nova versão não é obrigatório.