OAB/SC e Polícia Civil de Santa Catarina planejam ações conjuntas de combate à criminalidade

16/05/2018 - Geral

RIC_7386.jpg

Presidentes e representantes das Comissões temáticas sociais da OAB/SC estiveram  em reunião na nesta quarta-feira (16) para projetar iniciativas que podem contribuir com a segurança pública de Santa Catarina. A reunião organizada pelo Presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, contou com a presença da representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Coordenadora das Delegacias de Polícia de Atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), Delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila. A presidente da Subseção de São Francisco do Sul, Renata Castilho, também participou do encontro representando o colegiado de presidente de subseções.

O intuito do encontro é promover parcerias entre OAB/SC e Polícia Civil, para o combate da violência no Estado. Em uma explanação sobre as ações da Polícia Civil, Patricia apresentou três projetos de cunho sociais, que vem sendo promovidos por algumas das delegacias do Estado e na ACADEPOL. Segundo ela, as iniciativas têm como intuito atuar na base dos problemas sociais das comunidades com a prevenção da violência.  

Em seguida, as comissões explicaram o nicho de atuação de cada uma. Os grupos relataram iniciativas sociais que já vêm desenvolvendo e se colocaram a disposição da Polícia Civil de Santa Catarina. Para delegada essa é uma parceria importante que irá fortalecer a atuação dos entes públicos no combate a criminalidade e a violência.

“Nessa área que atuamos, não bastam as ações da polícia para combater o crime. É preciso de parcerias com a sociedade civil organizada e a OAB/SC entra nesse meio como uma garantidora de direitos, nos auxiliando enquanto especialistas e apontando os melhores caminhos de atuação para a Polícia Civil e o fortalecimento das iniciativas sociais” , disse Patrícia Zimmermann D’Ávila.   

Dentre os projetos definidos na reunião, as Comissões se comprometeram a desenvolver cartilhas didáticas que também deverão ser utilizadas para a formação dos profissionais da Polícia Civil Catarinense.

 

Confira os projetos sociais que a PCSC já desenvolve:

Projeto ACADEPOL
Voltado a adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social tem por objetivo fortalecer a relação da Polícia Civil com a comunidade e com a Rede de Proteção contribuindo com a cidadania dos adolescentes e famílias envolvidas. Ocorre em parceria com a Assistência Social e Centro Cultural Escrava Anastácia, ONG ligada ao Instituto Vilson Groh.

Projeto Rumo Certo

Trabalho realizado com adolescentes em Conflito com a Lei  ocorre na cidade de Camboriú e tem por objetivo complementar a medida socioeducativa oferecendo uma formação pedagógica, junto a rede de proteção local. Esse projeto ocorre em parceria com o Ministério Público e com a Assistência Social. 

Programa Polícia Civil Por elas

Grupo de reflexão para mulheres vítimas de violência doméstica dentro das Delegacias. Atualmente está se estendendo para grupo reflexivos de homens autores de violência, roda de conversa para adolescentes nas escolas, pesquisa de Clima Organizacional em parceria com o RH/PC. Essas ações tem o objetivo de atuar junto ao enfrentamento da violência contra a mulher

    

Para ver fotos da reunião, acesse aqui.

 

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias