Caixa de Assistência promove Outubro Rosa focado na prevenção

02/10/2019 - Geral

WhatsApp Image 2019-09-30 at 14.49.33.jpeg

Neste mês, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina estará com todas as suas atenções voltadas a uma única causa: o câncer de mama.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Somente para este ano, foram estimados 59.700 novos casos da doença, representando a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.

redução de risco e o diagnóstico precoce seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura para a paciente, chegando a 95%.

Diante de todos estes dados, a CAASC preparou um Outubro Rosa cheio de atitude e ação. Serão disponibilizadas para as advogadas três mil vagas gratuitas de exames de mamografia e ultrassom de mama nas 49 subseções do estado.

De acordo com a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, as ações serão voltadas exclusivamente à prevenção do câncer de mama. “Desde o início deste ano a Caixa vem desenvolvendo ações efetivas voltadas para a saúde da advocacia. Quando pensamos no Outubro Rosa, decidimos que as ações seriam totalmente focadas na prevenção. Sabemos do valor de um exame como a mamografia e nem todas as advogadas tem a possibilidade de realiza-lo sem que seja pela rede pública, o que pode demorar algum tempo. Para nós, a saúde não pode esperar. Por isso disponibilizamos os exames gratuitamente para as nossas advogadas”, explicou a presidente.

O presidente da OAB/SC, Rafael de Assis Horn, reforçou a importância da campanha. “O Outubro Rosa é extremamente importante e, por isso, mais uma vez, a CAASC reforça seu papel de zelar pela saúde das nossas advogadas com esta iniciativa de estimular o diagnóstico precoce e o combate ao câncer de mama”, comentou Horn.

Os locais dos exames e como agenda-los estão disponíveis no site da CAASC ou podem ser consultados diretamente nas subseções.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa caracteriza-se pela iluminação de monumentos com feixes de luz rosa, cor do laço que simboliza o combate à doença.

Sua história começou na última década do Século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990. De lá para cá, foram inúmeras as iniciativas em todo o mundo. Hoje, praticamente todas as capitais brasileiras realizam atos em alusão ao Outubro Rosa.

 

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias